5 maneiras de melhorar um logo
Logos são considerados como a imagem de um produto ou serviço e é o centro de todos os experimentos de branding. Se você está querendo ter uma empresa decente, provavelmente alguém (ou você) criou um logo para ela. Mas nem sempre conseguimos acertar no design do logo. E outras vezes apenas chegou aquele momento de ter um logo novo, seja por mudança de direção da empresa ou apenas um desejo de reformular a marca. Redesenhar um logo pode ser tão difícil quanto criar um novo. Algumas perguntas que você precisa se fazer são: Quanto quero mudar? Quais elementos devem ser mantidos? A marca ainda será reconhecida depois do redesign? Assim que você responder todas as perguntas necessárias e descobrir o que é necessário ser feito, eis cinco idéias que podem dar um “tchan” no seu novo logo.
1. Remova elementos
Estamos em uma época onde o minimalismo é uma tendência das grandes, não apenas por que dar um aspecto mais limpo, mas por que funciona e faz sentido. A idéia principal é de se livrar de excessos para que seu público-alvo não fique confuso com o que está acontecendo. Você sempre quer ter certeza de que o logo representa bem o que está sendo vendido. Remover elementos pode se tornar benéfico a longo prazo, pois um design mais simples é mais fácil de ser lembrado e reconhecido. Se o seu logo atual possui muitos elementos, tente descobrir o que é desnecessário. Um dos melhores exemplos neste caso é o logo da Starbucks. O logo antigo já era por si só simples, mas quando alteraram, tiveram certeza de simplificar mais ainda. O motivo por terem removido a palavra “Coffee” (café) é que a empresa está expandindo, e não faz sentido um logo escrito “Starbucks Café” numa garrafa de água mineral. O logo continua reconhecível com o bônus de estar simplificado.
2. Altere a fonte
Outra forma de facilmente mudar o design do seu logo sem perder a identidade percebida é trocar a fonte. Escolher uma fonte não é tarefa fácil. Se você criou um logo simples utilizando apenas de tipografia e escolheu na época ir com uma fonte serifada para apelar a um público alvo mais velho e agora quer expandir sua empresa para englobar jovens, talvez uma mudança de fonte seja a melhor escolha, procurando algo meio-termo. Um bom exemplo é o logo da MSNBC. O antigo era todo em caixa alta, pesado e achatado de forma estranha. Dava a impressão de ser uma marca pesada e poderosa – nem sempre é a melhor escolha para uma empresa jornalística. O novo logo está em caixa baixa com uma tipografia estéticamente mais agradável e faz mais sentido. É como se passaram de um canal de notícias metido e errado para um mais modesto.
3. Simplifique o design
Essa dica é parecida com a nossa primeira, mas aqui quero que você considere um redesign completo, simplificando o que você tem. Muitas vezes, logos originais podem parecer meio poluídos e genéricos. A idéia aqui é quebrar o design dele e simplificar, criando algo incrível para a sua marca. Modernizar o logo é outra maneira de simplificar o design. Vamos tomar como exemplo o logo da empresa americana “Seattle’s Best Coffee”. O logo anterior é cheio de elementos, parece meio antigo e não é tão diferente do que já existe. Existem vários logos com o tema de “selo”, ainda mais logos relacionados ao café. A empresa no entanto decidiu expandir o seu mercado para não englobar apenas coffee shops, mas lojas de conveniência. Eles querem fechar parcerias com redes de fast food, oferecer bebeidas prontas em lojas e até ter suas próprias máquinas de cafézinho. Esse redesign simplificado simboliza a mudança de um coffee shop local para uma marca mais nacionalizada.
4. Mude as cores
Escolher as cores certas para qualquer coisa pode trazer sucesso. Nós como humanos temos a tendência de relacionar cores com certas emoções e sentimentos. O azul, por exemplo, é uma cor fria que é geralmente tida como uma cor confiável, sólida. O vermelho já é mais quente e dá a sensação de energético. Mudar as cores no seu logo pode ser uma alteração sutil ou dramática, depende do seu objetivo. Mesmo uma pequena mudança (como menos saturação) pode ajudar. A loja de brinquedos Toys R Us redesenhou seu logo a um tempo atrás. Eles removeram alguns elementos e também mudaram as cores, deixando de ser primário e padrão demais. Embora o logo tivesse passado por um redesign, a empresa não mudou muito. No entanto, a mudança da cor ajudou a marca a parecer um pouco mais infantil e divertida.
5. Empresa/Produto-centrico
Às vezes criamos logos que são excessivos. E existe o outro lado onde os logos não tem quase nada. É fácil ser pego na idéia de que o minimalismo é o caminho a ser levado, mas a verdade é que talvez isto não seja apropriado para qualquer empresa ou produto. Muitas vezes queremos um logo clean com uma tipografia bonita. Não é uma má idéia se for algo necessário, mas às vezes o logo precisa de um pouco de animação para seguir o ideal da empresa. Se o logo for tedioso demais, talvez você queira aplicar um tema que seja relacionado com uma idéia central da empresa ou com o que o produto faz. Talvez o seu logo não seja tedioso, mas talvez não faça muito sentido. Anos atrás, a Amazon.com usava um logo que referenciava o Rio Amazonas. Se você já acessou o Amazon.com, sabe que eles não tem nada a ver com o rio. Felizmente, quando redesenharam o logo eles criaram a marca inteligente que conhecemos hoje, que tem uma seta do “A” ao “Z” (“temos tudo, de A a Z”) que também parece como um sorriso. Adeus logo velho… Redesenhar um logo é tudo questão de tempo, e precisa ser feito no tempo certo. Descubra o que precisa ser feito na nova versão e sempre tenha em mente o que o cliente quer e precisa e até o que os concorrentes estão fazendo. Mantenha-se criativo e inspirado e você com certeza vai criar um logo fantástico!